quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Forever – Dan Wheldon

Nesta edição do Breathing Speed estará sendo realizada uma retrospectiva da carreira de Dan Wheldon, que abandonando as pistas de uma forma tão inesperada e brutalmente, com isso o automobilismo perdeu um grande piloto.
Daniel Clive Wheldon, conhecido como Dan Wheldon, nasceu em 22 de junho de 1978 em Emberton, na Inglaterra, falecendo em 16 de outubro em Las Vegas, nos Estados Unidos.
No ano de 1999 Wheldon participou da U. S. F200 Championship Series, devido seu rendimento em 2000 competiu a Toyota Atlantic Championship, já em 2001 defendeu a equipe PacWest Lights na Indy Lights realizando uma excelente temporada conquistando o vice campeonato ao encerrar com 149 pontos.
Em 2002 Wheldon estreou na Fórmula Indy pela equipe Panther Racing participando apenas de duas etapas, Chicago e Texas, já no ano seguinte foi contrato pela equipe Andretti Green Racing para competir a partir da etapa de Motegi tendo como melhor resultado a terceira posição na etapa de Texas, com isso permaneceu na equipe até o ano de 2005 obtendo ótimos resultados, ao conquistar no ano de 2004 o vice-campeonato da categoria ao encerrar com 533 pontos, devido ter obtido um ótimo desempenho durante toda temporada.
Enquanto que em 2005 conquistou seu primeiro título na categoria, bem como sua primeira vitória nas 500 milhas de Indianápolis obtendo uma temporada incrível sendo impecável e imbatível nos circuitos.
Em 2006 Wheldon foi para a equipe Chip Ganassi Racing conquistando o vice-campeonato com 475 pontos, devido aos critérios de desempate da categoria, com isso perdeu o título para Sam Homish Jr por ter vencido apenas duas etapas enquanto que o adversário conquistou quatro vitórias.
A temporada de 2008 defendeu duas equipes, sendo a Chip Ganassi até a penúltima etapa realizada em Chicago e a equipe Panther Racing na etapa da Austrália encerrando o campeonato, permanecendo nesta última até o fim da temporada 2010.
O ano de 2011 foi marcado por Wheldon participar apenas de três etapas, com isos não competindo a temporada inteira, bem como por defender duas equipes, sendo a equipe Bryan Herta Autosport nas 500 milhas de Indianápolis, onde obteve um excelente desempenho ao conquistar a vitória na corrida, e a equipe Sam Schmidt Motorsports nas etapas de Kentucky e Las Vegas, onde não obteve bons resultados.
Infelizmente, Dan Wheldon sofreu um acidente fatal na etapa de Las Vegas na 13ª volta da corrida, quando acabou se envolvendo num incidente juntamente com 15 carros tendo seu carro decolado sobre o de Paul Tracy batendo de cabeça para baixo na pista provocando a destruição do santantônio do carro e em seguida do capacete, apesar de ter sido levado ao hospital de Las Vegas Wheldon não resistiu aos ferimentos.
No exato momento em que foi anunciado o falecimento de Dan Wheldon os pilotos em sua homenagem deram cinco voltas no circuito atrás do pace car.



Crédito da foto: imagens google