Nesta edição do Breathing Speed estará sendo realizada uma retrospectiva da carreira de Marco Simoncelli, devido ter abandonado as pistas tão cedo e inesperadamente, encerrando a carreira de um dos maiores nomes da nova geração da motovelocidade.
Marco Simoncelli, conhecido como “Super Sic” ou “Urso do cabelo duro”, nasceu dia 20 de janeiro de 1987 em Cattolica falecendo no dia 23 de outubro de 2011 em Kuala Lumpur.
Simoncelli era reconhecido por sua rapidez, estilo e determinação nas pistas, iniciando nas micro-motos conquistando o vice-campeonato italiano no ano de 1996, permanecendo na categoria até o ano de 2000.
Em 2002 estreou nas 125cc pela equipe Aprilia disputando apenas as etapas finais, tendo como melhor resultado a 13ª posição no grande prêmio de Portugal, enquanto que no ano de 2003 participou de sua primeira temporada inteira pela categoria obtendo um bom desempenho para um estreante, tendo como melhor resultado a 4ª posição em Valência encerrando a temporada com 31 pontos.
No ano de 2004 Simoncelli conquistou sua primeira vitória na categoria ao vencer a etapa da Espanha, realizando o mesmo feito em 2005, sendo suas únicas vitórias das temporadas.
Simoncelli estreou no ano de 2006 nas 250cc pela equipe Gilera, mas não conseguiu impor forte ritmo e apresentar um bom desempenho, pois a moto não respondia a aceleração.
Já no ano de 2008 Simoncelli resolveu tirar tudo que a moto poderia desempenhar proporcionando boas disputas nas corridas conseguindo conquistar sua primeira vitória na categoria na Itália ao realizar grandes ultrapassagens, com isso mostrando uma grande habilidade como piloto, devido essa conquista a equipe conseguiu uma moto competitiva para as etapas finais da temporada. Nesse ano conquistou seu primeiro título da categoria ao obter mais 5 vitórias somando um total de 281 pontos.
Em 2009 não pôde participar das duas primeiras etapas por ter se machucado num treino de moto-cross, mas conseguiu se recuperar disputando até a última etapa da temporada pelo título perdendo para Hiroshi Aoyama, devido ter sofrido uma queda quando liderava a corrida.
No ano de 2010 Simoncelli estreou na Moto GP, categoria principal da motovelocidade, não conseguindo realizar um bom desempenho nas pistas mesmo acelerando tudo que podia para obter bons resultados encerrando apenas na 8ª posição o campeonato.
Em 2011 sabia que era o ano da decisão e foi com tudo, realizando uma temporada com muito ímpeto e cometendo erros até a última etapa, quando infelizmente não conseguiu encerrar a corrida, devido ter se envolvido num acidente junto com Colin Edwards e Valentino Rossi, ao qual não resistiu aos ferimentos vindo a falecer.
Marco Simoncelli era piloto considerado extravagante, do qual era amado por muitos e ao mesmo tempo odiado por muitos, mas sem dúvida vivia sua vida em alta velocidade.
Crédito da foto: imagens google