terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Forever – Shoya Tomizawa

Nesta edição do Breathing Speed estará sendo realizando uma retrospectiva da carreira de Shoya Tomizawa, que deixou as pistas cedo de uma forma tão inesperada.
Shoya Tomizawa nasceu em 10 de dezembro de 1990 na Chiba, no Japão, falecendo no dia 5 de setembro de 2010 em Misano.
Shoya iniciou sua carreira na motovelicidade em 1994 com apenas 3 anos de idade, mas foi em 2001 que começou a participar de campeonatos dentro do Japão.
No ano de 2006 Tomizawa estreou nas 125cc realizando uma excelente temporada ao conquistar o vice-campeonato da temporada.
Em 2008 estreou nas 250cc participando apenas da etapa do Japão, mas foi em 2009 que realizou sua primeira temporada completa na categoria conseguindo um bom desempenho ao terminar na 17ª posição com 32 pontos a temporada.
Tomizawa marcou seu nome na motovelocidade ao vencer a etapa do Qatar da Moto2, etapa de abertura desta categoria que surgiu para substituir as 250cc, demonstrando que disputaria pelo título da caetgoria ao conseguir a segunda posição na etapa da Espanha.
Infelizmente, Shoya Tomizawa não conseguiu completar a temporada ao sofrer um acidente fatal na etapa de San Marino, quando ao contornar uma curva da 12ª volta escapou na zebra caindo ao chão, não conseguindo levantar acabou sendo atropelado pelas motos de Alex de Angelis e Scott Redding, com isso a corrida foi interrompida. Tomizawa sofreu uma parada cardíaca na pista sendo reanimado, mas não resistiu aos ferimentos causados no abdômen, tórax e crãnio falecendo.