sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Pit Stop 2010 – Décima Terceira Edição

O pit stop é o nosso espaço semanal onde respondemos as perguntas de nossos leitores, vamos a pergunta da semana.
Excepcionalmente acrescentamos a pergunta realizada nesta quinta-feira, dia 23 de setembro, realizada às 23hs.

Lucca Salles: O que se pode esperar da etapa de Cingapura da Fórmula 1?

SAG: Uma etapa emocionante, pois estamos na reta final do campeonato e todos os piilotos e equipes que estão envolvidas no título vão querer os holofotes e os louros e ainda com a previsão de chuva, pode se ter uma corrida muito emocionante.

Lucca Salles: Acreditam que a Ferrari é favorita e pode com isso se aproximar do líder do campeonato?

SAG: A Ferrari é a equipe que mais se desenvolveu nessa segunda parte do campeonato, e com certeza poderá ser campeã, mas vai depender muito das atuações de seus pilotos também.

Guto Barros: Qual a expectativa para a última etapa da Indy?

SAG: Será uma árdua batalha com dois pilotos lutando pelo título, enquanto que seus companheiros de equipe e os outros pilotos serão meros “figurantes”.

Guto Barros: Vocês vão fazer algum especial encerrando a temporada da Indy?

SAG: Ainda estamos reunindo verificando a possibilidade de realizar ou não o especial.

Guto Barros: O que vocês acreditam que levou a acontecer tantas faltas de combustíveis nos instantes finais da corrida da Nascar com pilotos tão experientes?

SAG: Os pilotos quiseram arriscar para vencer a primeira do chase, porém as contas de combustível deram errado, mas existe dois vértices, ou os pilotos não conseguiram economizar o suficiente ou realmente arriscaram de mais e não deu certo.

Guto Barros: Acreditam que o que aconteceu nesta etapa da Nascar possa dar uma reviravolta no campeonato?

SAG: Tudo que aconteceu com certeza poderá dar uma reviravolta sim, pois todos agora terão que tomar mais cuidado e tentar garantir o melhor resultado possível nas próximas etapas.

Guto Barros: Como a punição recebida por Bowyer pode interferir na etapa de Dover da Nascar?

SAG: Pode interferir no sentido de que as equipes deverão tomar mais cuidado com as configurações do carro tanto antes como depois da corrida.

Guto Barros: Acreditam que quem terá mais chances de vitórias no circuito de Dover da Nascar?

SAG: O favorito dessa corrida sempre foi o Jimmie Johnson, pois sempre andou muito bem lá, agora não podemos esquecer que o último vencedor foi Kyle Busch que também está no chase.

Julio Lopes: Como vocês acreditam que estará o clima para etapa de Cingapura da Fórmula 1?

SAG: O clima lá em Singapura estará bem úmido igual nos últimos anos, porém a perspectiva de chuva é muito grande.

Julio Lopes: Acreditam que poderá haver chuva na classificação ou na corrida de Fórmula 1?

SAG: Se for igual ao primeiro treino livre, a pista poderá estar úmida, mas como a chuva foi a tarde, possivelmente a pista estará seca, mas sempre com a previsão de chuva.

Julio Lopes: O que vocês acham das punições impostas ao piloto e equipe da Nascar?

SAG: É reta final de campeonato e essa decisão foi muito polêmica, pois a organização acabou não divulgando com precisão o que aconteceu, e o piloto e a equipe estão brigando pelo título, por isso acho que tudo tem seu fundamento, mas nesse caso ainda tem muito o que explicar.

Julio Lopes: Essas punições já são prevista no regulamento da Nascar ou é especifico para cada etapa?

SAG: Essa punição foi específica, de acordo com a comissão que inspecionou o carro de Clint Bowyer, mas a irregularidade está prevista no regulamento.

Rogério Grecco: Com essa vitória acreditam que o Helio tem chances de lutar para ficar em terceiro lugar no campeonato?

SAG: Com certeza, já que o Helinho assumiu essa posição e será uma briga boa com Scott Dixon na etapa de Miami.

Rogério Grecco: A falta de combustível na etapa da Indy foi quando nos restantes finais ou durante a corrida?

SAG: A falta de combustível aconteceu na entrada da última volta.

Rogério Grecco: O que essa diferença de 1/16 de polegada a mais interfere no rendimento do carro durante a corrida?
Flávio Dreiter: Qual o intuito dessa modificação no carro para a etapa da Nascar? O piloto ganha muito na pista com tal modificação?
Luiz Mello: Vocês sabem o que essas polegadas influem realmente no rendimento do carro na corrida da Nascar?

SAG: Pode interferir na velocidade final do carro, pois quanto mais se retira menos pressão aerodinâmica tem o carro, conseqüentemente mais velocidade, mas parece que essa diferença foi constatada depois da corrida, ou seja, pode ter acontecido alguma coisa durante a corrida para ter essa diferença.

Rogério Grecco: Acreditam que o carro para ter passado na primeira vistoria da Nascar ele foi modificado após ou na primeira não verificaram tal diferença?

SAG: Na primeira inspeção não verificaram, pois não foi tão minuciosa quanto a segunda que foi realizada na sede da Nascar.

Leandro Coelho: Como foi essas faltas de combustíveis na etapa da Nascar?

SAG: Os pilotos Tony Stewart e Jeff Burton estavam na frente nas voltas finais e quiseram arriscar não parar nos boxes, porém Jeff Burton e depois Tony Stewart ficaram se arrastando na pista por falta de combustível e Stewart começou a se arrastar faltando 2 voltas para o final.

Leandro Coelho: O que esses incidentes de combustíveis influenciaram no campeonato geral da Nascar?

SAG: Influenciaram quase nada, somente a subida de alguns pilotos e a decida de outros como Stewart e Burton, caso um dos dois vencesse e Hamlin ficasse na quarta posição, poderia se ter um novo líder.

Leandro Coelho: O que levaria uma equipe tentar burlar o regulamento nos instantes finais da temporada com risco de perder o campeonato da Nascar?
Flávio Dreiter: O que vocês acreditam que levam uma equipe modificar a parte traseira do carro da Nascar?

SAG: Tentaram um novo acerto ou foram prejudicados por batida durante ou no final, mas em qualquer categoria se tenta de tudo para conseguir ficar na frente.

Leandro Coelho: O que vocês acharam das punições que o piloto e a equipe receberam pela Nascar?

SAG: Como expliquei numa pergunta lá em cima, é uma punição polêmica, pois não foi totalmente explicada. As circunstâncias não foram totalmente esclarecidas, é complicado saber realmente se foi justa ou não essa punição.

Túlio Alves: O que esse resultado afetou na classificação geral do campeonato da Indy?

SAG: Com a vitória do Helio, ele entrou definitivamente na briga pelo terceiro lugar do campeonato e ainda levando grande vantagem, já com relação a briga pelo título a disputa será muito mais acirrada.

Túlio Alves: Acreditam que o Helio pode vir a conseguir ficar na terceira posição do campeonato da Indy?

SAG: Depois das duas vitórias seguidas, Helio Castroneves tem uma grande possibilidade de ficar em terceiro lugar, o que seria muito bom para a próxima temporada do piloto brasileiro.

Túlio Alves: A Penske realmente foi a melhor e a mais consiste equipe da temporada da Indy?

SAG: Sem dúvida a Penske tem o melhor carro da temporada e os resultados mais consistentes.

Túlio Alves: Vocês sabem explicar o porquê o carro passa por duas vistorias na Nascar?

SAG: A Nascar sempre faz vistoria após a corrida, só quando os inspetores tem dúvidas de alguma coisa, que levam para a sede da Nascar na Carolina do Norte para uma inspeção mais minuciosa.

Túlio Alves: O que levou na primeira vistoria da Nascar não ter sido verificado tal excesso? Acreditam que houve alteração por parte da equipe depois da vistoria?

SAG: A primeira vistoria que acontece no próprio circuito não é tão minuciosa quanto a segunda que é realizada na sede da Nascar e é difícil saber se teve alguma modificação por parte da equipe depois da corrida.

Heitor Márquez: Como vocês analisam que serão as próximas etapas da Truck? Os circuitos beneficiam Giaffone para que ele seja o campeão ou há possibilidade de outro piloto conquistar o título?

SAG: Velopark, Curitiba e Brasília são três circuitos muito rápidos que poderão beneficiar a Mercedes com Wellington Cirino, mas nessa temporada Roberval Andrade também vem muito forte, igual ao Valmir Benavides e o Felipe Giaffone, será uma batalha por etapa, mas acredito que em Curitiba possa ser vantagem para a Volkswagem.

Heitor Márquez: Com relação a Nascar acreditam que Denny Hamlin já pode ser considerado o campeão ou outro piloto pode surpreender dando o bote nos instantes finais?

SAG: Denny Hamlin pode ser considerado como um favoritos, porém o campeão sempre é decidido no final. Não podemos descartar Jimmie Johnson que é o atual tetracampeão e concerteza tem carro e condições de brigar pelo penta.
Outros pilotos como Kevin Harvick que fez mais pontos nas 26 corridas, kyle busch que conseguiu grandes atuações na temporada e Kurt Busch também podem surpreender.

Heitor Márquez: Qual circuito vocês avaliam que é decisivo para temporada da Nascar, agora que entraram no chase?

SAG:o circuito de Talladega, pois é o maior super speedway, mais perigoso e o mais rápido e por ser a sétima etapa do chase, lá poderá decidir quem brigará pelo título e quem vai ser apenas figurante de luxo.

Heitor Márquez: O que essa punição interfere na classificação do campeonato da Nascar? E o que interfere nas estratégias das equipes para a próxima etapa?

SAG: A desclassificação colocou Clint Bowyer novamente na última posição e deve interferir mais na atenção das equipes do que nas estratégias.

Oliver Muniz: Na reta final da Nascar acreditam que será a estratégia adotada ou ritmo do piloto q vai determinar a conquista do campeonato?

SAG: a principal estratégia para se garantir na briga do campeonato será, ir muito bem no inicio do chase para brigar no final, ou seja, vai tentar conquistar o maior número de vitórias no inicio para brigar por pontos suficientes para o título nas etapas finais.

Oliver Muniz: Como vocês definiram o circuito de Motegi faltando apenas uma etapa para conclusão da temporada da Indy?

SAG: Motegi faz parte da decisão, e é um dos mais difíceis circuitos ovais da temporada pois tem o desafio da primeira curva ser mais longa que a outra além de ser muito difícil de achar o acerto ideal do carro.

Oliver Muniz: O que vocês acham dos últimos circuitos da temporada da Indy encerrarem em circuitos ovais? Isso facilita ou proporciona mais rivalidade?

SAG: Proporciona mais emoção pois as disputas são mais abertas, podem decidir na última volta, na última curva e até na linha de chegada. Podemos ver em Homestead uma decisão muito equilibrada que pode se definir tanto na estratégia quanto na pista, na velocidade.

Oliver Muniz: Essa substituição no primeiro treino livre pode ser a abertura da saída de Lucas di Grassi da equipe e da Fórmula 1?

SAG: Da equipe sim, da Fórmula 1 acredito que não. Lucas de Grassi é um piloto muito bom no acerto dos carros, e várias equipes gostam desse tipo de característica. Porém como Lucas de Grassi também é um piloto pagante, tudo é possível.

Oliver Muniz: Acreditam que o Lucas não participará da temporada 2011 de Fórmula 1?

SAG: Acreditamos que Lucas de Grassi vai correr na Fórmula 1 em 2011, e possivelmente num cockpit melhor. Pelo menos é a nossa torcida.

Sávio Coelho: O que levou ao automobilismo ficar tão industrializado não sendo mais decido no braço, pela capacidade de pilotagem do piloto?

SAG: Em primeiro lugar foi a segurança que foi modificada, e no passar dos anos, as grandes empresas utilizam o automobilismo como uma grande janela para expor sua marca. E acontece que sempre atrás de uma pessoa importante tem uma moeda de troca, e com isso entra os famosos pilotos pagantes.
Já em relação aos carros, foi realmente por causa da segurança que tivemos essas mudanças radicais e a implantação da eletrônica.

2 comentários:

Rogério Grecco disse...

Boa tarde
Ai Pedro gostei das resposta e entendi ficaram muito boas
Ai só não entendi quando vc falou q se retira menos pressão aerodinamica está se falando q se mexe na asa do carro?
Rogério

Lucca Salles disse...

Oi
Nossa valeu pelas respostas
O q vc acha q determinará para a vitória na etapa de Cingapura a estratégia ou a pilotagem ou o trabalho em equipe?
Lucca