sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Stock Car 2009 - História do Grande Prêmio de Curitiba

Por: José Pedro Morgado
Foto: Autódromo Internacional de Curitiba

GP de Curitiba



O autódromo Raul Boesel, localizado no município de Pinhais, centro metropolitano de Curitiba, iniciou suas atividades no ano de 1967, com provas de automobilismo, motociclismo, ciclismo e diversos eventos. Nesse ano a pista era composta por 3 curvas e possuía 2,7km.
Este circuito já foi sede da World Series, TC 2000, Fórmula Renault Brasileira, WTCC (mundial de carros de turismo) entre outras tantas categorias de âmbito nacional e internacional.
O circuito misto possui 3.695 metros de extensão, sendo constituído de 11 curvas, sendo 7 para direita e 4 para esquerda, e tendo a reta principal 980m. Além de conter grandes áreas de escape, e o asfalto ter pouca ondulação e a reta ser de concreto, possibilitando competições de arrancadas.
Em 2008 o paulista Ricardo Maurício, da equipe WA Matheis, venceu as duas corridas realizadas no GP de Curitiba.
No ano de 2009, o circuito Raul Boesel já sediou a segunda temporada da Stock Car, no início do ano, tendo como vencedor o piloto Valdeno Brito, da equipe RCM Motorsport, e vai disputar a super final que iniciará neste domingo dia 25 de outubro.
Os pilotos da Stock Car, neste domingo, vão correr no anel externo do autódromo, contendo 2.550m de extensão, 5 curvas e a reta do boxes 1 km., o circuito tem sentido horário e uma largura de 15m.
Crédito da Foto: Site do autódromo internacional de Curitiba

0 comentários: