Por: Fernanda Esteves
Foto: Rubens Barrichello no GP da Espanha conduzindo o carro da Brawn GP
Rubens Barrichello
Foto: Rubens Barrichello no GP da Espanha conduzindo o carro da Brawn GP
Rubens Barrichello
Rubens Gonçalves Barrichello, conhecido como Rubinho Barrichello, é um automobilista brasileiro que desde 1993 disputa o campeonato mundial de Fórmula 1, sendo o piloto mais experiente da história desta categoria.
Em 1993, Barrichello iniciou sua carreira na Fórmula 1, correndo pela equipe Jordan, no GP da África do Sul, em Kyalami, mas não conseguiu completar a prova, pois o carro quebrou.
No GP da Europa, desse mesmo ano, Rubinho mostrou seu talento ao permanacer desde o início da prova entre os quatro primeiros, chegando a estar em 2° lugar na frente das Williams, só que a poucas voltas para o final abandona a prova, a razão dessa parada nunca foi totalmente esclarecida.
Nesse ano, Rubinho marcou seus primeiros pontos na Fórmula 1 na penúltima prova do campeonato, ocorrida em Suzuka, terminando a prova em 5° lugar, na frente de seu comapanheiro de equipe Eddie Irvine.
No ano de 1994, Barrichello conquistou seu primeiro pódio no GP do Pacífico, bem como conquistou sua primeira pole position no GP da Bélgica, segurando a liderança por duas curvas, mas abandonou a prova quando estava ocupando o 5° lugar, após uma rodada.
Esse ano de 1994 no GP de San Marino marcou o início da carreira de Rubinho, não pelos acidentes fatais de Roland Ratzenberger e Ayrton Senna, mas por Rubens ter sido o primeiro a se acidentar no final de senama impedindo-o de participar dos treinos e da corrida. O acontecido ocorreu quando passou reto na variante Bassa fazendo seu carro decolar pela zebra e atingindo uma pilha de pneus aterrisando de bico e parando com as rodas para cima após 15 minutos do treino oficial de sexta ter sido aberto.
Em 1995, Rubinho conquistou seu melhor resultado até então, o segundo lugar no GP do Canadá, no circuito Gilles Villeneuve.
No ano de 1996, Barrichello passou por uma fase de profundo desgaste e o relacionamento com a Jordan deteriorou-se continuamente, mas no final do ano assinou contrato com a Stewart, onde encontrou um ambiente propício para se reerguer como piloto.
Em 1997, Rubinho no GP de Mônaco ocorreu o ponto mais alto do ano, pois largou em 10° lugar no grid, mas conseguiu terminar a prova como segundo colocado, isso ocorreu devido a chuva que mudou toda a corrida e por costumar a andar bem nessas condições.
No ano de 1998 o carro da Stewart era um pouco mais resistente, mas não tinha a competitividade do modelo do ano anterior e com isso os resultados não aconteceram.
Em 1999, Barrichello, com o novo carro da Stewart, quase consegue a vitória no GP da Austrália se não fosse por stop and go por ter feito uma ultrapassagem antes de cruzar a linha de chegada em uma das relargadas.
No ano de 2000, Rubinho estreou na Ferrari e sua primeira vitória pela equipe ocorreu no GP da Alemanha, quando largou em 18° lugar, mas graças a vários fatores o fizeram vencedor dessa corrida.
Em 2001, aconteceria uma das cenas que chamaria mais atenção naquele dia no GP do Brasil protagonizada por Barrichello. Ao sair do box para posicionar o carro no grid de largada este quebra, nesse momento Barrichello voltou correndo, literalmente, aos boxes a fim de pegar o carro reserva.
Nesse ano, Barrichello conquistou o terceiro lugar da temporada, melhor colocação no campeonato de pilotos desde sua estréia na Fórmula 1.
No ano de 2002, pela primeira vez Rubens Barrichello conquistou o vice-campeonato de Fórmula 1, vencendo o GP da Europa, GP da Itália e GP dos Estados Unidos.
Em 2003, Rubinho conseguiu apenas duas vitórias, uma no GP do Japão e outra no GP da Inglaterra, sendo que esta corrida foi marcada pela invasão de pista do padre Cornelius Horan, provocando a entrada do safety car prejudicando Kimi Raikkonen e beneficiando Barrichello.
Em 2004, Barrichello conquista novamente o vice-campeonato mundial da Fórmula 1, tornando-se o segundo maior pontuador em um único campeonato da história da Fórmula 1.
Em 2005, depois de uma ultrapassagem no GP de Mônaco Rubens Barrichello desentendeu-se com Michael Schumacher, assinando com a Honda para a próxima temporada.
No ano de 2006, Rubens iniciou a temporada na equipe Honda, obtendo resultados inferiores ao de Jenson Button, seu companheiro de equipe, até que no GP dos Estados Unidos empatou com Button no campeonato, mas esse foi melhor que Barrichello na outra metade do campeonato.
Em 2007, Barrichello pela primeira não marcou um ponto no campeonato, pois a Honda não conseguiu criar um carro competitivo.
O ano de 2008, foi um pouco melhor para Barrichello, já que conquistou um terceiro lugar no GP da Inglaterra por causa de uma estratégia bem executada durante a corrida.
Em 2009, Barrichello começa a correr pela Brawn GP, antiga Honda, no GP da Austrália chega em segundo lugar. No GP da Malásia conquistou apenas metade dos pontos do quinto lugar, pois a prova terminou 24 voltas do final.
Somente no GP de Europa deste ano, Rubens Barrichello conquista sua primeira vitória no comando da Brawn GP, e com isso a centésima vitória de pilotos brasileiros na principal categoria do automobilismo mundial.
No GP da Itália, com uma boa largada e sendo rápido quando precisou, Barrichello conquistou sua segunda vitória na temporada, diminuindo a diferença para Button em 14 pontos.
Ainda nesse ano, Rubinho pode conquuistar mais um vice-campeonato de Fórmula 1 no GP de Abu Dhabi, pois no GP do Brasil só conseguiu o oitavo lugar deixando o título para Jenson Button, seu companheiro de equipe.
Destaques:
Rubens Barrichello acumulou em sua carreira na Fórmula 1 602 pontos, 11 vitórias, 68 pódios, 14 pole position e 17 melhores voltas
Em 1993, Barrichello iniciou sua carreira na Fórmula 1, correndo pela equipe Jordan, no GP da África do Sul, em Kyalami, mas não conseguiu completar a prova, pois o carro quebrou.
No GP da Europa, desse mesmo ano, Rubinho mostrou seu talento ao permanacer desde o início da prova entre os quatro primeiros, chegando a estar em 2° lugar na frente das Williams, só que a poucas voltas para o final abandona a prova, a razão dessa parada nunca foi totalmente esclarecida.
Nesse ano, Rubinho marcou seus primeiros pontos na Fórmula 1 na penúltima prova do campeonato, ocorrida em Suzuka, terminando a prova em 5° lugar, na frente de seu comapanheiro de equipe Eddie Irvine.
No ano de 1994, Barrichello conquistou seu primeiro pódio no GP do Pacífico, bem como conquistou sua primeira pole position no GP da Bélgica, segurando a liderança por duas curvas, mas abandonou a prova quando estava ocupando o 5° lugar, após uma rodada.
Esse ano de 1994 no GP de San Marino marcou o início da carreira de Rubinho, não pelos acidentes fatais de Roland Ratzenberger e Ayrton Senna, mas por Rubens ter sido o primeiro a se acidentar no final de senama impedindo-o de participar dos treinos e da corrida. O acontecido ocorreu quando passou reto na variante Bassa fazendo seu carro decolar pela zebra e atingindo uma pilha de pneus aterrisando de bico e parando com as rodas para cima após 15 minutos do treino oficial de sexta ter sido aberto.
Em 1995, Rubinho conquistou seu melhor resultado até então, o segundo lugar no GP do Canadá, no circuito Gilles Villeneuve.
No ano de 1996, Barrichello passou por uma fase de profundo desgaste e o relacionamento com a Jordan deteriorou-se continuamente, mas no final do ano assinou contrato com a Stewart, onde encontrou um ambiente propício para se reerguer como piloto.
Em 1997, Rubinho no GP de Mônaco ocorreu o ponto mais alto do ano, pois largou em 10° lugar no grid, mas conseguiu terminar a prova como segundo colocado, isso ocorreu devido a chuva que mudou toda a corrida e por costumar a andar bem nessas condições.
No ano de 1998 o carro da Stewart era um pouco mais resistente, mas não tinha a competitividade do modelo do ano anterior e com isso os resultados não aconteceram.
Em 1999, Barrichello, com o novo carro da Stewart, quase consegue a vitória no GP da Austrália se não fosse por stop and go por ter feito uma ultrapassagem antes de cruzar a linha de chegada em uma das relargadas.
No ano de 2000, Rubinho estreou na Ferrari e sua primeira vitória pela equipe ocorreu no GP da Alemanha, quando largou em 18° lugar, mas graças a vários fatores o fizeram vencedor dessa corrida.
Em 2001, aconteceria uma das cenas que chamaria mais atenção naquele dia no GP do Brasil protagonizada por Barrichello. Ao sair do box para posicionar o carro no grid de largada este quebra, nesse momento Barrichello voltou correndo, literalmente, aos boxes a fim de pegar o carro reserva.
Nesse ano, Barrichello conquistou o terceiro lugar da temporada, melhor colocação no campeonato de pilotos desde sua estréia na Fórmula 1.
No ano de 2002, pela primeira vez Rubens Barrichello conquistou o vice-campeonato de Fórmula 1, vencendo o GP da Europa, GP da Itália e GP dos Estados Unidos.
Em 2003, Rubinho conseguiu apenas duas vitórias, uma no GP do Japão e outra no GP da Inglaterra, sendo que esta corrida foi marcada pela invasão de pista do padre Cornelius Horan, provocando a entrada do safety car prejudicando Kimi Raikkonen e beneficiando Barrichello.
Em 2004, Barrichello conquista novamente o vice-campeonato mundial da Fórmula 1, tornando-se o segundo maior pontuador em um único campeonato da história da Fórmula 1.
Em 2005, depois de uma ultrapassagem no GP de Mônaco Rubens Barrichello desentendeu-se com Michael Schumacher, assinando com a Honda para a próxima temporada.
No ano de 2006, Rubens iniciou a temporada na equipe Honda, obtendo resultados inferiores ao de Jenson Button, seu companheiro de equipe, até que no GP dos Estados Unidos empatou com Button no campeonato, mas esse foi melhor que Barrichello na outra metade do campeonato.
Em 2007, Barrichello pela primeira não marcou um ponto no campeonato, pois a Honda não conseguiu criar um carro competitivo.
O ano de 2008, foi um pouco melhor para Barrichello, já que conquistou um terceiro lugar no GP da Inglaterra por causa de uma estratégia bem executada durante a corrida.
Em 2009, Barrichello começa a correr pela Brawn GP, antiga Honda, no GP da Austrália chega em segundo lugar. No GP da Malásia conquistou apenas metade dos pontos do quinto lugar, pois a prova terminou 24 voltas do final.
Somente no GP de Europa deste ano, Rubens Barrichello conquista sua primeira vitória no comando da Brawn GP, e com isso a centésima vitória de pilotos brasileiros na principal categoria do automobilismo mundial.
No GP da Itália, com uma boa largada e sendo rápido quando precisou, Barrichello conquistou sua segunda vitória na temporada, diminuindo a diferença para Button em 14 pontos.
Ainda nesse ano, Rubinho pode conquuistar mais um vice-campeonato de Fórmula 1 no GP de Abu Dhabi, pois no GP do Brasil só conseguiu o oitavo lugar deixando o título para Jenson Button, seu companheiro de equipe.
Destaques:
Rubens Barrichello acumulou em sua carreira na Fórmula 1 602 pontos, 11 vitórias, 68 pódios, 14 pole position e 17 melhores voltas
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