segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Fórmula 1 2009 - Pilotos Brasileiros - parte 6

Por: Fernanda Esteves
Foto: Felipe Massa correndo pela Sauber no GP do Brasil em 2002

Felipe Massa

Felipe Massa é um piloto brasileiro e, atualmente, corre pela escuderia Ferrari.
Em 2001, Massa venceu o campeonato da Fórmula 3000 Euro Series, com seis vitórias em oito corridas, e foi contrato para ser piloto de testes da Sauber na Fórmula 1.
No ano de 2002, Felipe Massa estréia na Fórmula 1 na equipe Sauber, tendo como companheiro o piloto Nick Heidfeld, no GP da Austrália. Na temporada ocorreram vários erros, tendo como melhor classificação o quarto lugar no GP da Espanha.
Em 2003, Massa acaba sendo piloto de testes da Ferrari, equipe, na época, fornecedora dos motores usados pela Sauber, pois esta contratou o veterano Heinz-Harald Frentzen para compor a escuderia ao lado de Heidfeld. O piloto brasileiro recusou propostas de equipes menores, como a Jordan.
O ano de 2004 marcou a volta de Felipe Massa para as pistas com a Sauber, demonstrando uma maior regularidade conquistando 12 pontos no campeonato.
Em 2005, Felipe seguiu na Sauber e superou seu companheiro de equipe, Jacques Villeneuve, na classificação geral do campeonato, finalizando o mesmo com 11 pontos.
O ano de 2006 ficou marcado com a estréia de Felipe Massa como piloto titular na escuderia Ferrari, conquistando seu primeiro pódio no GP da Europa ao terminar a prova em terceiro lugar.
Nesse mesmo ano, Massa conquista sua primeira vitória no GP da Turquia, bem como quebrou o jejum de vitórias brasileiras no GP do Brasil, ao ser o primeiro brasileiro a vencer em casa desde Ayrton Senna em 1993. Terminando assim o campeonato geral de pilotos em terceiro lugar com 80 pontos, atrás apenas de Michael Schumacher, seu companheiro de equipe, e do campeão Fernando Alonso.
Esse ano, ainda, ficou marcado com a aposentadoria do heptacampeão Michael Schumacher, com isso Kimi Raikkonen se junta a Felipe Massa para compor a Ferrari.
Em 2007, Massa enfrenta problemas com o novo carro no início da temporada, apesar de vencer o GP do Bahrein, GP da Espanha e, pelo segundo ano consecutivo, o GP da Turquia, e finaliza o campeonato na quarta colocação, enquanto seu companheiro, Raikkonen, se torna campeão.
No ano de 2008 apesar de Massa ter tido um início de temporada complicado, conquista o GP do Bahrein e emenda uma ótima seqüência de vitórias. Após sua vitória no GP da França pela primeira vez na carreira Massa assumiu a liderança do campeonato mundial, entrando na história como primeiro piloto brasileiro a liderar o campeonato depois de Ayrton Senna, em 1993.
Nesse ano o Brasil viu a possibilidade de um brasileiro ser campeão mundial desde Ayrton Senna, numa disputa incrível de Felipe Massa com Lewis Hamilton. E para a felicidade dos brasileiros a decisão da temporada ocorreu no GP do Brasil.
Esse dia foi tão emocionante que o Brasil chegou a comemorar o título de Massa, quando este recebeu a bandeirada, só que pouco tempo depois vimos a alegria se desmanchando quando segundos depois vê-se Hamilton ultrapassar na penúltima curva Timo Glock e finalizando a prova em quinto lugar, conquistando assim o título de campeão mundial de Fórmula 1, ficando com um ponto a mais que Felipe Massa.

Em 2009, Massa novamente inicia a temporada enfrentando problemas com o carro vendo a Brawn GP, escuderia estreante na Fórmula 1, superar as mais tradicionais escuderias da categoria.
Infelizmente, na segunda parte do treino classificatório para o GP da Hungria os brasileiros vêem mais um trágico acidente acontecendo com um piloto brasileiro. O capacete de Felipe Massa foi atingido por uma mola que se soltou do carro de Barrichello provocando uma forte colisão contra a proteção de pneus deixando o inconsciente.
No mês de setembro Massa voltou as pistas pilotando kart, no kartódromo da Ganja Viana, em São Paulo. Já em outubro, retornou a Ferrari começando a treinar em um simulador, após seis dias iniciou os testes na pista de Fiorano com o modelo F2007.
Michael Schumacher chegou a ser anunciado como substituto de Massa, por causa do acidente, mas este ainda não havia se recuperado completamente das lesões causadas num acidente de moto em fevereiro. Com isso no GP da Europa e da Bélgica foi o piloto italiano Luca Badoer, ficando em último lugar nas duas etapas, por este motivo, Giancarlo Fischella passou a ser o substituto de Massa do GP da Itália até o final da temporada.
Felipe Massa voltará ao campeonato mundial em 2010 para alegria de todos os brasileiros. Enquanto isso todos os torcedores puderam acompanhar sua grande melhora no GP do Brasil deste fim de semana quando Massa deu a bandeirada aos pilotos que participaram do GP.
Destaques:
Felipe Massa acumulou em sua carreira 114 Grandes Prêmios, 11 vitórias, 28 pódios, 320 pontos e 12 voltas mais rápidas
Foto: Felipe Massa correndo pela Ferrari no GP do Brasil em 2006
Crédito das Fotos: site pessoal do piloto Felipe Massa

0 comentários: