sábado, 17 de outubro de 2009

Fórmula 1 2009 - Pilotos Brasileiros - parte 4

Por: Fernanda Esteves
Foto: Ayrton Senna em sua Lotus no GP da Inglaterra de 1986

Ayrton Senna
Ayrton Senna da Silva, conhecido como Ayrton Senna do Brasil, foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, era canhoto, na juventude correu de kart e foi campeão da Fórmula 3 britânica, seu excelente desempenho nas fórmulas anteriores, o levou a estrear na Fórmula 1.
Senna começou a correr ainda em sua infância, enfrentando um diagnóstico médico que acusava problemas de coordenação motora, mesmo assim seu pai comprou um kart com 1 HP e incentivou o filho a praticar nos finais de semana.
Em 1981, Senna foi para a Inglaterra e competiu nas categorias Fórmula Ford 1600 e 2000 ao mesmo tempo, se tornando campeão nessas duas modalidades.
Por causa de seus feitos, Ayrton Senna é considerado um dos maiores nomes do esporte brasileiro e um dos maiores pilotos da história.
No final do ano de 1983, após sua vitória na corrida internacional de Macau, na China, assinou contrato por 3 anos com a Toleman, iniciava-se a grande carreira deste piloto na Fórmula 1.
Uma curiosidade a ser ressaltada é que o Senna só assinou com a Toleman, porque o interesse da Brabham teria sido vetado por Nelson Piquet, que atualmente era o primeiro piloto da equipe.
Ayrton Senna teve sua estréia na Fórmula 1 em 1984 no Grande Prêmio do Brasil pela equipe Toleman-Hart. Só que somente na corrida de Mônaco que Senna se ressaltou e saiu como piloto revelação, por causa que soube conduzir sua Toleman sob chuva, a qual sempre foi uma niveladora de carros de corrida, chegando em 2° lugar atrás de Alan Prost. Ayrton só foi considerado relevação porque perto do terço final da prova estava a 33.8 segundos atrás de Prost, mas na volta 31 a diferença diminuiu para 7.4, quando infelizmente os comissários encerraram a prova por causa da chuva.
Nesse mesmo ano, a equipe Toleman o suspendeu por quebra de contrato depois de Senna ter assinado com a equipe Lotus para o ano de 1985.
Em 1985, já na equipe Lotus, Senna marcou sua primeira pole position na abertura da temporada no GP do Brasil, no circuito de Jacarepaguá, mas teve que abandonar devido a problemas elétricos.
Na corrida seguinte, no GP de Portugal conseguiu sua primeira vitória na Fórmula 1, largando na pole position sob chuva. Senna então passaria a ser o “rei das pole position”.
Já no ano de 1986, Ayrton vetou o inglês Derek Warwick sob a alegação de que a Louts não tinha condições de manter dois carros competitivos com pilotos de ponta ao mesmo tempo.
Outro fato marcante desse ano, foi que Senna passou adotar uma estratégia de não parar para trocar os pneus, ficando na frente dos adversários o maior tempo possível, pois reconheceu que tinha um carro inferior ao da Williams e Mclaren. Bem como, venceu no GP da Espanha sobre Nigel Mansell por 0,014s, uma das menores diferenças de chegada da história da F-1.
O ano de 1987, foi promissor para Senna, pois iniciaria seu recorde de 6 vitórias no principado, no GP de Mônaco.
Em 1988, Ayrton se transferiu para a Mclaren, tendo como companheiro Alain Prost. A temporada deste ano foi marcada pela rivalidade entre os dois companheiros o que resultou no recorde de vitórias de uma equipe numa mesma temporada. E, nessa disputa, quem se deu bem foi Senna ao conquistar seu primeiro campeonato mundial.
No ano de 1989, a rivalidade entre Ayrton Senna e Alan Prost intensificou, mas Senna perde a chance do segundo título mundial, quando no GP do Japão Prost e Senna se tocam na chicane na tentativa de uma ultrapassagem de Senna sobre Prost, ocasionando a ida para fora da pista dos carros. No intuito de vencer a corrida Senna até consegue voltar a pista com o auxílio dos fiscais e a finaliza em primeiro lugar, só que a FIA o desclassifica por este ter cruzado a chicane depois da colisão com Prost.
Em 1990, no circuito de Suzuka e com os dois pilotos novamente disputando o título mundial, Senna tirou a pole de Prost. Na primeira curva, Senna tocou a roda dianteira de sua McLaren na Ferrari de Prost, levando os dois carros para fora da pista, só que ao contrário do ano anterior, o abandono dos pilotos consagrou a Senna o segundo título mundial.
No ano de 1991, Senna conquistava seu terceiro título mundial, novamente no circuito de Suzuka, só que desta vez disputava com Nigel Mansell, mas o inglês na décima volta abandonou a prova com problemas no freio.
Nesse momento o Brasil era o único país a ter dois tricampeões mundiais de Fórmula 1.
Ainda nesse ano, Senna quebrou o tabu de nunca vencer a prova de Adelaide, na Austrália, e de quebra conquistou o tetracampeonato mundial de construtores para a Mclaren.
Já em 1992, Senna vence apenas em Mônaco, Hungria e Itália, terminando o campeonato em quarto lugar, pois perdeu para Michael Schumacher na última corrida o terceiro lugar.
Em 1993, Senna, com a Mclaren ficou com o vice-campeonato, apesar de dirigir um carros inferior.
Nesse ano, Ayrton conseguiu sua 2° vitória no GP do Brasil, em Interlagos, quando ultrapassou Damon Hill assumindo a liderança. Nesse dia, Senna foi carregado pela multidão que invadiu a pista.
Outro destaque deste ano, foi a primeira volta inesquecível do GP da Espanha, quando Senna ultrapassa 4 carros.
No ano de 1994, Ayrton saiu da Mclaren e começou a correr pela equipe dominante Williams-Renault.
Infelizmente, neste ano Ayrton Senna do Brasil, como ficou conhecido, encerrou sua trajetória na Fórmula 1, após um acidente na 7° volta do GP de San Marino, no autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola.



Foto: Ayrton Senna em sua Mclaren
Destaques:
Ayrton Senna se tornou tricampeão mundial de Fórmula 1, após conquitar os campeonatos de 1988, 1990 e 1991.
Senna venceu o GP de Mônaco por 6 vezes, consagrando-se assim o “rei de Mônaco”, nas temporadas de 1987, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993.
O lema de Ayrton Senna desde quando inciou na Fórmula 1 era “Vencer ou vencer”
Ayrton entrou para o livro “The Guinness Book of Sports Records” por ter vencido Nigel Mansell no GP da Espanha, em 1986, por apenas 0,014 segundos.
Senna acumulou na Fórmula 1: 41 vitórias, 65 pole positions, 80 pódios, 19 voltas mais rápidas

0 comentários: