segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Fórmula 1 2009 - Mark Webber vence a etapa de Interlagos e Jenson Button conquista o título da temporada da Fórmula 1

Por: José Pedro Morgado

Foto: Mark Webber

O GP do Brasil desse ano, em Interlagos teve de tudo e mais um pouco, começando com o dilúvio de sábado em contraste do sol que abriu no dia da corrida, contrariando todas as previsões da meteorologia.
Na largada Rubens Barrichello ficou na frente seguido por Webber, Raikkonen, Kubica e Rosberg, mas na saída do S do Senna, Heikki Kovalainen rodou na frente do pelotão e Fisichella teve que sair da pista para desviar.
Na Reta oposta, Kimi Raikkonen tentou ultrapassar Mark Webber, mas não conseguiu e de quebra ainda teve sua asa dianteira danificada.
Na reta antes do laranjinha, Trulli tentou passar por fora, mas acabou acertando a Force India de Adrian Sutil, o italiano da Toyota foi para o muro enquanto Sutil tentou voltar pra pista, mas acabou atingindo a Renault de Fernando Alonso.
O Safety Car foi acionado para dar uma esfriada na prova, mas os boxes ficaram quentes com Heikki Kovalainen saindo mais cedo do que deveria, arrancando a mangueira de reabastecimento e espalhando gasolina por todo lado, a gasolina foi pra cima do carro de Kimi Raikkonen que estava atrás da McLaren e acabou criando uma labareda na parte quente do carro, por sorte os dois ficaram bem e continuaram na prova.
Quem se beneficiou com tudo isso foi Jenson Button saindo de 14º para 9º e com três carros não muito rápidos a sua frente.
Aí brilhou a estrela de Kamui Kobayashi, terceiro piloto da Toyota, numa disputa limpa mantendo-se por quase 20 voltas a frente de segurando Jenson Button.
Barrichello não conseguiu abrir muita vantagem em relação aos adversários e acabou indo para os boxes, saindo atrás de Jenson Button, mas foi ultrapassado por Vettel e quase por Lewis Hamilton, seu carro começou a perder rendimento, deixando assim o brasileiro longe da disputa pela vitória.
Após a primeira rodada de pits stops, Barrichello voltou em terceiro, atrás de Webber e Kubica, mas estava sendo bastante pressionado por Lewis Hamilton, que tinha um carro visivelmente mais rápido que o do brasileiro.
Depois da parada de Kobayashi, aconteceu um dos acidentes mais bizarros da corrida, Kasuke Nakajima tentou passar pelo piloto da Toyota, mas acabou “atropelando ele” e o japonês da Williams foi para barreira de pneus, abandonando a prova.
Barrichello voltou aos boxes na volta 50, mas já sem expectativas de conseguir o resultado que ele esperava, mas ia tentar o pódio para adiar a decisão do campeonato, já Jenson Button estava muito agressivo e escalando o pelotão com muito arrojo.
Após as ultimas paradas, o piloto brasileiro da Brawn estava mais de 15 segundos de Webber e Kubica, quando aconteceu o xeque mate, Rubens Barrichello começou a sentir vibrações na roda traseira esquerda, na volta 61, Hamilton o passou e assumiu o terceiro lugar, então Rubens foi para o box voltando na oitava posição.
Depois de 71 voltas, Webber cruzou a linha de chegada como vencedor do GP do Brasil, Kubica foi o segundo, Hamilton terceiro, Vettel o quarto.
Jenson Button da Brawn GP passou em quinto e pôde comemorar seu primeiro título mundial e de quebra a equipe de Ross Brawn também venceu o campeonato de construtores.
Em sexto ficou Kimi Raikkonen, sétimo Sébastien Buemi da Toro Rosso e em oitavo Rubens Barrichello

Foto: Jenson Button

Crédito das fotos: Sutton Images

0 comentários: