Por: Fernanda Esteves
Nesse especial estarei abordando sobre os pilotos brasileiros que venceram na Fórmula 1, contando um pouco das suas histórias e de fatos marcantes em sua carreira automobilística.
Emerson Fittipaldi
Foto: Emerson Fittipaldi em Brand Hatch,1974
Emerson Fittipaldi se tornou o primeiro piloto brasileiro campeão mundial em categorias de ponta no automobilismo internacional, abrindo assim portas para vários compatriotas.
Em 7 de abril de 1969, Emerson teve a sua primeira corrida intenacional na Holanda e três meses depois, após muitas vitórias na Fórmula Ford, estrearia na Fórmula 3 inglesa, consagrando-se campeão da categoria aos 22 anos.
Colin Chapman, proprietário da equipe Lotus de Fórmula 1, foi quem notou o imenso talento de Emerson e o contratou no ano seguinte para correr pela sua equipe.
A corrida de estréia na Fórmula 1 foi em 1970, no Grande Prêmio da Inglaterra, em Brands Hatch, onde terminou a prova em oitavo. Mas foi em Hockenheim, três semanas depois, que Emerson marcaria seus primeiros pontos, com um quarto lugar.
No final de 1970, em Monza o austríaco Jochen Rindt, seu companheiro de equipe, que liderava o campeonato, faleceu num acidente na curva parabolica. A Lotus, de luto, retirou-se por duas corridas e voltou no penúltimo GP da temporada, em Watkins Glen.
Nessa corrida, Emerson conquistou sua primeira vitória, impossibilitando assim que seus adversários alcançassem a pontuação de Rindt, consagrando-se o primeiro campeão mundial postumamente.
Somente em 1972 Fittipaldi, com 5 vitórias, tornou-se o campeão mundial mais jovem da história da Fórmula 1, com 25 anos, oito meses e 29 dias.
Esse recorde se manteve por mais de três décadas e só foi quebrado em 2005, pelo piloto espanhol Fernando Alonso.
No ano de 1974, Emerson venceu a corrida inaugural do Grande Prêmio do Brasil em Interlagos, pois foi nesse ano que esse autódromo passou a fazer parte do calendário mundial da Fórmula 1. Nesse ano, o piloto brasileiro trocou a Lotus pela McLaren, e se consagrou bicampeão do mundo, com três vitórias.
Em 1975, fundou a equipe Fittipaldi, em parceria com o irmão Wilson, equipe inteiramente brasileira e que contou em boa parte de sua vida com o patrocínio da cooperativa brasileira de açúcar e álcool Coopersucar, nome pelo qual a equipe se tornou mais conhecida entre os brasileiros.
Neste ano, o piloto brasileiro mostrou a preocupação sobre segurança, quando se recusou a correr no circuito espanhol de Montjuich. Essa corrida foi marcada por um acidente onde o alemão Stormmerlen se chocou no guard-rail que estava mal fixado atigindo vários expectadores, matando 5 pessoas e ferindo outros vários.
O primeiro ano de sua equipe, 1976, foi frustrante com constantes abandonos.
Já em 1977, Emerson conquistou alguns resultados razoáveis, como três quartos lugares, mas foi em 1978 que ocorreu o grande momento de Fittipaldi em sua própria equipe, quando terminou em segundo lugar no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Jacarepaguá.
A partir de então houve um declínio técnico na equipe, e ao final de 1980, no mesmo circuito de Watkins Glen onde vencera sua primeira prova, Emerson Fittipaldi retirou-se da Fórmula 1 como piloto.
Em 1982, após seu piloto Chico Serra marcar um ponto no Grande Prêmio da Bélgica, sua equipe fechou as portas.
Em 7 de abril de 1969, Emerson teve a sua primeira corrida intenacional na Holanda e três meses depois, após muitas vitórias na Fórmula Ford, estrearia na Fórmula 3 inglesa, consagrando-se campeão da categoria aos 22 anos.
Colin Chapman, proprietário da equipe Lotus de Fórmula 1, foi quem notou o imenso talento de Emerson e o contratou no ano seguinte para correr pela sua equipe.
A corrida de estréia na Fórmula 1 foi em 1970, no Grande Prêmio da Inglaterra, em Brands Hatch, onde terminou a prova em oitavo. Mas foi em Hockenheim, três semanas depois, que Emerson marcaria seus primeiros pontos, com um quarto lugar.
No final de 1970, em Monza o austríaco Jochen Rindt, seu companheiro de equipe, que liderava o campeonato, faleceu num acidente na curva parabolica. A Lotus, de luto, retirou-se por duas corridas e voltou no penúltimo GP da temporada, em Watkins Glen.
Nessa corrida, Emerson conquistou sua primeira vitória, impossibilitando assim que seus adversários alcançassem a pontuação de Rindt, consagrando-se o primeiro campeão mundial postumamente.
Somente em 1972 Fittipaldi, com 5 vitórias, tornou-se o campeão mundial mais jovem da história da Fórmula 1, com 25 anos, oito meses e 29 dias.
Esse recorde se manteve por mais de três décadas e só foi quebrado em 2005, pelo piloto espanhol Fernando Alonso.
No ano de 1974, Emerson venceu a corrida inaugural do Grande Prêmio do Brasil em Interlagos, pois foi nesse ano que esse autódromo passou a fazer parte do calendário mundial da Fórmula 1. Nesse ano, o piloto brasileiro trocou a Lotus pela McLaren, e se consagrou bicampeão do mundo, com três vitórias.
Em 1975, fundou a equipe Fittipaldi, em parceria com o irmão Wilson, equipe inteiramente brasileira e que contou em boa parte de sua vida com o patrocínio da cooperativa brasileira de açúcar e álcool Coopersucar, nome pelo qual a equipe se tornou mais conhecida entre os brasileiros.
Neste ano, o piloto brasileiro mostrou a preocupação sobre segurança, quando se recusou a correr no circuito espanhol de Montjuich. Essa corrida foi marcada por um acidente onde o alemão Stormmerlen se chocou no guard-rail que estava mal fixado atigindo vários expectadores, matando 5 pessoas e ferindo outros vários.
O primeiro ano de sua equipe, 1976, foi frustrante com constantes abandonos.
Já em 1977, Emerson conquistou alguns resultados razoáveis, como três quartos lugares, mas foi em 1978 que ocorreu o grande momento de Fittipaldi em sua própria equipe, quando terminou em segundo lugar no Grande Prêmio do Brasil no circuito de Jacarepaguá.
A partir de então houve um declínio técnico na equipe, e ao final de 1980, no mesmo circuito de Watkins Glen onde vencera sua primeira prova, Emerson Fittipaldi retirou-se da Fórmula 1 como piloto.
Em 1982, após seu piloto Chico Serra marcar um ponto no Grande Prêmio da Bélgica, sua equipe fechou as portas.
Emerson Fittipaldi, ao longo da carreira na Fórmula 1, acumulou 149 Grandes Prêmios, 14 vitórias, 6 pole positions, 6 melhores voltas e um total de 276 pontos.
Com relação aos títulos, Emerson Fittipaldi se tornou bicampeão da Fórmula 1, campeão da CART (Fórmula Indy) e bicampeão das 500 milhas de Indianápolis.
Com relação aos títulos, Emerson Fittipaldi se tornou bicampeão da Fórmula 1, campeão da CART (Fórmula Indy) e bicampeão das 500 milhas de Indianápolis.
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