quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Fórmula 1 2009 - História do Grande Prêmio do Brasil

Por: Fernanda Esteves

A história do autódromo de Interlagos iniciou-se na década de 20, quando Sanson em seu projeto de urbanização da cidade de São Paulo incluiu a construção de um autódromo e para a elaboração contratou o urbanista francês Alfred Agache.
O bairro de Interlagos recebeu esse nome depois da observação de Agache que achou o local parecido com a cidade Interlaken, na Suíça.
A construção do autódromo teve início em 1938 e a pista ficou pronta no final do ano seguinte, com seus 7.960m da concepção original.
Em função das chuvas que assolaram a cidade no período, a inauguração oficial do circuito foi no dia 12 de maio de 1940, com o 3º Grande Prêmio da Cidade de São Paulo com uma prova de motocicletas. Noticia-se que cerca de 15 mil pessoas compareceram à abertura do primeiro autódromo do Brasil. Tendo como campeão o piloto brasileiro Nascimento Júnior, em um Alfa Romeo 3500cm³, seguido por Chico Landi em seu Maserati 3000cm³ e Geraldo Avellar em um Alfa Romeo 2900cm³.
O circuito sediou sua primeira corrida internacional, o Circuito Internacional de Interlagos, em 30 de março de 1947, com carros Grand Prix, antecessores da Fórmula 1.
Em 1957, a pista foi dividida em dois circuitos, tendo um anel externo, com extensão de 3.205m, para corridas de alta velocidade, e outro o completo, para provas que exigiam mais habilidade dos pilotos.
No final de 1967, o autódromo foi fechado para reformas e voltou a funcionar em 1º de março de 1970. Em 1971, mais ajustes foram providenciados para a chegada da Fórmula 1 ao Brasil.
Em 30 de março de 1972, o autódromo sediou pela primeira vez uma corrida da Fórmula 1. A competição, entretanto, não contou pontos para o campeonato mundial. A corrida foi vencida pelo argentino Carlos Reutemann, seguido pelo sueco Ronnie Peterson e pelo brasileiro Wilson Fittipaldi Jr.
Com o sucesso do evento, o Brasil passou a integrar, já no ano seguinte, o calendário oficial do Campeonato Mundial de Fórmula 1.
A primeira prova brasileira aconteceu em 11 de fevereiro de 1973 e foi vencida pelo brasileiro Emerson Fittipaldi, seguido pelo escocês Jackie Stewart e pelo neozelandês Dennis Hulme.
No dia 26 de janeiro de 1975, no autódromo de Interlagos ocorreu a primeira dobradinha brasileira, tendo como campeão o piloto José Carlos Pace, seguido por Emerson Fittipaldi, ficando em terceiro Jochen Mass, companheiro de equipe de Emerson.
Em 1978, a prova foi transferida para o autódromo de Jacarepaguá, localizado na cidade do Rio de Janeiro, inaugurado em 1966 e reformado de acordo com exigências da FIA em 1977. No ano seguinte, entretanto, o evento voltou a ser realizado em São Paulo.
Em 1980, a prefeitura de São Paulo não conseguiu liberar os recursos necessários para manter o autódromo no nível mínimo exigido pelas autoridades desportivas, abrindo mão do evento. Nesse caso, a prefeitura do Rio de Janeiro aproveitou a oportunidade, e novamente o GP do Brasil foi transferido para o circuito de Jacarepaguá em 1981, onde aconteceu até 1989.
Em 1985, o autódromo passou a se chamar José Carlos Pace, em homenagem a um dos grandes nomes do automobilismo nacional, morto em 1977 em um acidente aéreo.
No dia 26 de março de 1986, no autódromo de Jaquarepaguá ocorre a segunda dobradinha brasileira, sendo realizada por Nelson Piquet e Ayrton Senna, respectivamente primeiro e segundo colocado.
No final de 1989, aconteceu o inverso a prefeitura do Rio de Janeiro não teve verba para manter o evento e a prefeita de São Paulo juntamente com o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo uniram esforços e levaram o GP do Brasil de volta para a cidade de São Paulo.
O autódromo de Interlagos passou por uma série de reformas, com construção de novos boxes e torre de controle, e o percurso foi encurtado para 4.325km, de acordo com a tendência atual de circuitos com no máximo 4.500m de extensão.
A reinauguração aconteceu no dia 23 de março de 1990. A corrida foi vencida pelo francês Alain Prost, com o austríaco Gethard Berger em segundo lugar e o brasileiro Ayrton Senna em terceiro.
Desde então, melhoramentos têm sido introduzidos a cada ano, mantendo sempre o circuito atualizado, acompanhando a constante evolução do automobilismo.

Informações e foto retiradas do link http://www.gpbrasil.com.br/sitegp/historia.asp

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