terça-feira, 16 de março de 2010

Breathing Speed - pilotos da Fórmula Indy

Por: Fernanda Esteves

Nesta edição estarei abordando alguns pilotos que marcaram a história da Fórmula Indy

André Ribeiro

André Ribeiro nasceu em 18 de janeiro de 1966, é um ex-piloto da Fórmula Indy, teve sua estréia na Indy Lights em 1994 correndo pela equipe Tasman Motorsports vencendo quatro corridas e conquistou o vice-campeonato, este título impulsionou a equipe leva-lo para a Fórmula Indy.
Em 1995, André fez sua estréia na Fórmula Indy venceu a prova New England 300 terminando a temporada na 17ª posição.
No ano de 1996, André realizou sua melhor temporada vencendo duas provas, principalmente a Rio 400, primeira corrida de Fórmula Indy realizada no Rio de Janeiro, terminando a temporada em 11º lugar.
Os anos de 1997 e 1998 não foram os melhores para André Ribeiro, já que encerrou as temporadas na 14ª e 22ª posição, respectivamente, sendo que em 1998, André ter defendido a equipe Penske Racing decidiu abandonar as competições.


Paul Trancy

Paul Trancy nasceu em 17 de dezembro de 1968, é um dos pilotos mais experientes da Fórmula Indy.
Em 1991 Paul estreou na Fórmula Indy correndo pela equipe Dale Coyne e pela Penske apenas em quatro grandes prêmios em toda a temporada. Já em 1992, conquista sua primeira pole na Road America.
Em 1993 Paul conquistou sua primeira vitória na etapa de Long Beach, além das vitórias em Cleveland, Toronto, Road America e Laguna Seca, terminado em terceiro lugar na temporada.
O ano de 1994, Tracy novamente conquista a terceira posição na temporada consecutiva pilotando pela equipe Malboro Team Penske, além de ter conquistado sua primeira vitória em um circuito oval ao vencer a etapa de Nazaré. Enquanto que o ano de 1995 foi marcado por Tracy não ter conquistado nenhuma pole desde sua estréia na Fórmula Indy.
Paul Tracy foi o primeiro piloto na história da Champ Car a dirigir a 190 milhas por hora no circuito oval de Nazaré em 1996, além de não ter participado de duas corridas devido a um acidente na etapa de Michigan para a Malboro 500.
Em 1997, Paul se tornou o sétimo piloto a vencer três etapas consecutivas e o primeiro a não ganhar o campeonato do ano, encerrando a temporada na quinta posição.
Paul Trancy teve sua história marcada por vários acidentes e punições pela Cart, tendo como pior ano o de 1998, pois sofreu 4 punições diferentes, recebeu 2 multas por indisciplina e conduta anti-desportiva.
Em 2003, Paul conquista seu primeiro e único título da Fórmula Indy, além de se tornar o primeiro piloto a vencer as três primeiras corridas da temporada, marcando seu nome no livro da história da Champ Cart por suas conquistas.

Greg Moore

Greg Moore nasceu em 22 de abril de 1975 e faleceu em 31 de outubro de 1999, se interessou por automobilismo aos 11 anos quando começou a andar de kart
Em 1993, Greg estréia na Indy Lights conseguindo ficar em nono no campeonato. Já em 1994, conquistou sua primeira vitória na etapa de Phoenix, se tornando o piloto mais a vencer uma corrida da Indy Lights.
No ano de 1995, Moore conquista sua primeira vitória ao vencer 10 das 12 corridas da temporada, sendo 5 seguidas, assinando contrato com o cigarro Player’s, que foi seu patrocinador até sua última corrida na Fórmula Indy.
Em 1996, Greg estréia na Fórmula Indy pela equipe Forsuthe terminando a temporada na nona posição.
No ano de 1997 Moore conquista sua primeira vitória na Fórmula Indy na etapa de Milwaukee, além da vitória em Detroit que veio depois do abandono de Mark Blundell e Maurício Gugelmin que tiveram problemas de combustível, terminando a temporada em sétimo colocado.
Em 1998, Greg conquista mais duas vitórias com lindas ultrapassagens, sendo a primeira no Rio de Janeiro em cima de Zanardi e a segunda na US500 quando ultrapassou Zanardi e Jimmy Vasser na penúltima volta, terminando em quinto lugar da temporada.
Em 1999, Moore morre tragicamente após um acidente na etapa de Fontana na Champ Car, quando rodou e cruzou a pista inclinada do circuito oval e chocou-se de cabeça com o muro interno e com o carro alinhado verticalmente ao solo.

José Adrian Fernández Mier

Adrian Fernández nasceu em 20 de abril de 1965, é um dos poucos automobilistas mexicano que participaram da Fórmula Indy.
Em 1993 Adrian estreou na Fórmula Indy pilotando pela equipe Galles, mas disputou apenas 5 grande prêmios.
Adrian conquistou sua primeira vitória no ano de 1996, enquanto a primeira pole de sua carreira aconteceu no ando de 1998.
O ano de 2000 foi o melhor da sua carreira quando conquistou o vice-campeonato da temporada. Em 2003 Adrian encerra sua carreira na Fórmula Indy.
Adrian Fernández em toda a sua carreira participou de 179 corridas, obteve 8 vitórias, 4 poles.


Juan Pablo Montoya

Montoya nasceu em 20 de setembro de 1975, é um automobilista colombiano que disputou 6 temporadas da Fórmula 1 conquistando 7 vitórias e tendo ficado em terceiro lugar no campeonato por duas vezes, além de ser vencedor da Fórmula 300, da Champ Car e das 500 milhas de Indianápolis.
Em 1999, Montoya substituiu o Alessandro Zanardi na Chip Grassi Racing conquista o campeonato em sua estréia após vencer sete etapas.
No ano de 2000, Montoya sofreu com o carro, mas conseguiu conquistar as 500 milhas de Indianápolis.
Em 2006, Montoya abandona a Fórmula 1 e retorna a Nascar defendendo a equipe Chpi Ganassi, no entanto antes de sua reestréia disputou e conquistou pela primeira vez as 24 horas de Daytona ao lado de Scott Pruett e Salvador Durán.
No ano de 2007, Montoya vence a etapa da cidade do méxico da Nascar Busch Series tornando-se o segundo piloto estrangeiro a vencer uma corrida da Nascar.
Em 2008, Montoya conquista pela segunda vez consecutiva as 24 horas de Daytona ao lado de Dario Franchitti, Scott Pruett e Memo Rojas

Crédito: Algumas informações foram retiradas do site oficial dos pilotos
Crédito da Foto: site oficial de André Ribeiro, autoracing1, maxmph, radiovox e typepad

0 comentários: