sexta-feira, 12 de março de 2010

Entrevista de Blogueiro - Thiago Raposo

Thiago Raposo tem 29 anos, reside em Campinas/SP, é mais um apaixonado por automobilismo, é parceiro do blog Café com F1, além de fazer parte dos blogs Nascar Brasil, Na Trilha do Rali e Motovelocidade

Stop and Go: Como surgiu seu interesse pelo automobilismo?

Thiago Raposo: Como surgiu não sei explicar, pois ainda era muito novo, com cerca de seis anos (idade que lembro das primeiras imagens na minha cabeça). Apesar de ter flashes na cabeça da temporada de 1986, considero que a de 1987 foi realmente a primeira que acompanhei integralmente. Nem meu pai, nem irmão e nem ninguém na família assistia, por isto não sei explicar como surgiu. De lá para cá, acho que consigo contar nos dedos das mãos as provas que perdi, sempre por motivos que queda de energia ou do sinal da TV (ou visita de Papa).

SAG: Como você consegue conciliar sua vida com os seus blogs das mais diferentes áreas do automobilismo?

TR: Acho que o celular ajuda bastante. Tenho dois, um para ligações e outro para navegar, com um chip de dados. Então, sempre que estou na rua (fila de banco, no trânsito (quando não estou no volante)) aproveito para estar lendo alguma coisa e depois é só redigir o post! Mas minha vida se resume muito nesta paixão: como tenho a ambição de cobrir o máximo de categorias possíveis, passo o fim de semana inteiro assistindo corridas, e isto é minha vida!

SAG: Desde quando você acompanha a Fórmula 1? O que mais chama a sua atenção nessa categoria?

TR: Bem, como respondido na pergunta 1 - comecei com seis anos de idade e o que mais me chama atenção da categoria é o mesmo das outras, velocidade e disputas. Infelizmente a F1 anda perdendo muito no quesito disputa, e apesar de ser de longe a mais charmosa, não é a mais emocionante.

SAG: Quando e porque surgiu a idéia de fazer os blogs sobre as várias categorias do automobilismo?

TR: Na verdade surgiu para ser só de F1 (por isto o nome Café com F1), mas depois que comecei a assinar o serviço de TV paga e tive contato com outras categorias: Nascar, GP2, MotoGP, Superbike, etc etc etc), me encantei com todas elas e estendi as notícias do site para estas categorias. Foi em Setembro de 2006.

SAG: Qual foi sua maior realização nos blogs?

TR: Ah, acho que basicamente quando você coloca algo que gera muito comentários e visitas. Acho que não sei apontar algo específico.

SAG: Em algum momento você sentiu vontade de desistir dos blogs?

TR: Pelo contrário, surgiu a vontade de criar mais. Primeiro foi o Nascar Brasil! Como a categoria é umas das minhas preferidas, achei que seria legal ter um espaço dedicado a ela. Depois veio um só de Motociclismo, com destaque para os Mundiais de Moto-Velocidade e de Superbike e o mais recente é um só de Rally, que além da grande cobertura do Dakar, acompanhamos de perto o WRC e o IRC. Quem sabe não vem mais por aí - só encontrar as parcerias certas para isto!

SAG: Quais os maiores obstáculos que você enfrentou até chegar onde você está?

TR: RS... não sei bem qual é este lugar que estou! Ao invés de apontar o obstáculo vou apontar a maior facilidade: sou casado e minha esposa, além de gostar de corridas (não de todas), me apóia bastante, então acho isto vital, pois se ele dificultasse, talvez não conseguiria fazer tudo o que faço.

SAG: Qual momento que mais te marcou no automobilismo?

TR: Como sou torcedor do Michael Schumacher, lembro bem de como me marcou aquele bendito motor da Ferrari estourando no Japão em 2006 e praticamente jogando fora a chance dele ser campeão na despedida. Ainda bem que ele está voltando, estou eufórico.

SAG: Quem são seus ídolos na F1, Nascar, Moto velocidade e Rali?

R: Rs... acho que estou antecipando as respostas né...rs
F1 - Michael Schumacher e Nelson Piquet (pai)
Nascar - Kyle Busch
MotoGP - Valentino Rossi e Daniel Pedrosa
Rally - Sebastien Loeb e Mikko Hirvonen

SAG: Você já teve contato com algum ídolo do automobilismo? Qual foi a sensação?

R: Sim - com vários! Bem, sou bem tiete mesmo, confesso! Acho que o grande momento foi com o Schummi em Florianópolis e foi demais.

SAG: Você já teve alguma desilusão com o blog? O que te fez continuar com o trabalho?

TR: Não, desilusão não, mas confesso que fico triste as vezes com a falta de comentários... tento informar a todos sobre tudo, sei pelo contador que tem gente visitando, mas parece que eles não gostam de interagir! Seria legal trocar umas idéias...

SAG: Como são produzidos os podcasts Big One e Café com Velocidade?

TR: Ops - vamos aumentar a lista! Tem também o Motocast (da Moto-Velocidade) e o do Na Trilha do Rally - já são quatro...rs
Ah, é simples, todos usando Skype e gravando no Audacity, depois edito e publico.

SAG: Qual recado você deixaria para os amantes de automobilismo que acompanham o Blog Stop and Go?

TR: Sei que o Stop and Go também abre espaço para as categorias e o recado é tentar abrir um pouco mais o leque e não se limitar tanto, existem várias categorias fantásticas pelo mundo e ficar focado só com F1 é muito desperdício para quem gosta mesmo de velocidade.

0 comentários: